Quando desejamos fazer uma viagem para se divertir ou descansar, um dos pontos importantes que é sempre bom ser checado, é de como estará o clima no local, principalmente quando se trata de lugares localizados no litoral. Se está indo à praia, é claro que os planos e o desejo serão para que o sol apareça na maior parte do tempo, não é mesmo?
Aqui em Morro de São Paulo, por exemplo, não é preciso ficar preocupado (a) com mudanças drásticas climáticas, pois as temperaturas costumam agradar com facilidade aos visitantes que chegam para aproveitar a estadia. Isso mesmo! É possível visitar a região em qualquer uma das estações do ano, inclusive no inverno.
Na verdade, não existe inverno propriamente dito em Morro. O sol costuma ‘dar o ar da sua graça’ durante todo o ano, com períodos curtos de chuvas, que servem muito mais para dar uma refrescada. A partir de março começa a ter pancadas de chuva durante o dia, com alguns dias nublados, mas não chove todo o tempo.
O mês em que a maior concentração de chuva ocorre é o mês de abril. Ainda sim, não é o tempo inteiro. Com a chegada do outono, a coloração da água do mar sofre alteração por diversas razões como o movimento das correntes marítimas, a chegada do vento sul – característico das estações mais frias – e o desaguar de rios e nascentes locais.
Em maio e junho é a vez do clima temperado. Pode haver sol, dias nublados e dias de chuva – também não chove o tempo inteiro- e temperaturas amenas. A água do mar pode não estar tão clara ou azul, como no verão. Em alguns dias, as piscinas naturais em frente ao hotel podem estar com a água turva, com pouca visibilidade, mas não deixamos de levar você até lá. No geral, são necessários alguns dias de sol sem chuvas para clarear a água. As noites costumam ser agradáveis, com temperaturas entre 23 e 25°. Quando for aos restaurantes, que estão mais próximos à praia, recomendamos aos mais friorentos utilizar casacos mais leves ou um suéter para dar aquela aquecida.
Em julho, curiosamente nos últimos anos, a região tem apresentado dias quentes e noites fresquinhas. Não costuma chover nesse mês durante o dia. Morro de São Paulo tem características muito singulares. Por exemplo: estamos em um dia lindo com céu azul, e, de repente, surge uma grande nuvem, você olha para os quatro cantos e o tempo fecha, então ocorrem aquelas pancadas de chuva e depois, em questão de minutos, o sol volta a brilhar. As noites costumam ser agradáveis, assim é bom também colocar na bagagem uma peça mais quentinha.
Em agosto também pode haver uma mescla de dias de chuva, dias nublados e dias de muito sol. É pouco previsível, mas uma coisa é certa: com certeza você vai ver o sol brilhar. Nesse período, é possível sentir as noites mais frias, com temperaturas que podem chegar a 20° – o que é bem frio para que mora em Morro de São Paulo – somado ao vento característico da estação.
A partir do mês de setembro, quando inicia a primavera, os dias passam a ter tempo mais firme, com lindos e ensolarados dias de sol. Entre os meses de julho e novembro, animais marinhos, como a baleia da espécie jubarte, migram para as regiões tropicais para acasalar. É possível registrar momentos incríveis, mesmo que por alguns segundos, desses gigantes e belos animais.
Durante o período do verão, que se inicia em dezembro, a água do mar assume uma cor azul esverdeada, com aparência cristalina. Aqui na Quarta Praia, onde o Patachocas está localizado, a temperatura da água sobe, chegando em alguns momentos a 32°. Em toda a sua extensão é possível verificar a formação de piscinas naturais, que possibilitam a prática de mergulhos para contemplar as belezas do fundo do mar e o registro de belas fotos para guardar de recordação.
Uma sugestão bem legal também é vir ‘turistar’ em Morro em período de lua cheia ou lua nova para apreciar o visual das praias durante a noite. É um momento imperdível.
Então já sabe, né? Está vindo para Morro de São Paulo? Então não se preocupe, pois o sol estará a brilhar quando você chegar.
© Patachocas 2022. Todos os direitos reservados.
However, message not sent.
This pop-up exists for demonstration.