‘Me passei’, ‘barril’, ‘maresia’…já escutou algum desses termos? Conhece o significado deles? Se a resposta é NÃO, como se diz na Bahia, ‘fique de boa’! O Patachocas vai esclarecer essas dúvidas e te deixar “afiado (a)” para quando vier visitar a terra de Gilberto Gil.
O baiano praticamente tem um dicionário próprio para interagir com outras pessoas, em diferentes situações. A riqueza e singularidade das expressões informais utilizadas por aqui são impressionantes, sem falar na ‘pitada’ de humor que, no mínimo, arranca boas risadas.
Vamos começar pelo famoso ‘lá ele’, termo que tem ganhado o Brasil, mas que em alguns lugares ainda é usado de maneira equivocada. Essa expressão pode ser utilizada quando a pessoa com quem você dialoga fala algo de duplo sentido. Por exemplo: “você fica atrás de mim”. Automaticamente, um baiano responderia ‘lá ele’.
Outra palavra muito falada é ‘barril’. A expressão pode ser usada tanto para enfatizar algo de positivo que ocorreu como “o carro novo de seu irmão é barril! Muito bonito”, quanto para destacar algo negativo: “que ladeira barril era aquela? Quase bati o carro”.
O termo ‘maresia’ também é bastante comum de se ouvir. Equivale à palavra ‘preguiça’. Assim como a expressão ‘me passei’ é sinônimo de “dar vexame”, de fazer algo de errado. E tem ainda o famoso pão francês, que é mais conhecido pelos baianos como ‘pão de sal’.
‘Namoral’, ‘paletada’, ‘pelejar’, ‘axé’, ‘zero bala’…e por aí vai! O dicionário baianês é extenso e a cada época vai se inovando mais, com a criatividade que só se vê na Bahia.
Confira mais expressões do DICIONÁRIO BAIANÊS:
© Patachocas 2022. Todos os direitos reservados.
However, message not sent.
This pop-up exists for demonstration.